Guarapari na baixa temporada e suas vantagens
13 de março de 2020

Contos e lendas no balneário de Meaípe em Guarapari

Em muitos lugares do mundo existem aquelas narrativas fantasiosas, que vão passando de boca em boca, de geração para geração e assim transformam em lendas. Muitas vezes essas histórias são de caráter fictício, mas para ser uma boa lenda tem que ter uma mistura de fatos reais e históricos, com os fatos irreais, que podem ser produzidos pela imaginação fantasiosa. Mas também existe possibilidade daquela lenda ser real.

Nessa postagem irei contar alguns contos e lendas, que são narrados sobre uma praia muito conhecida de todos que são de Guarapari ou que já visitaram essa cidade. A praia palco dessa lendas interessantes e que fazem a nossa mente viajar para um mundo de fantasias e contos que são costumado a serem narrados ao redor de uma boa fogueira. Vamos lá…

Praia dos Padres

A pequena Praia dos Padres, localizada em Meaípe, é cercada pelo verde das árvores e o azul das águas claras, se tornando o destino para aqueles que buscam um local calmo e reservado. Porém a lenda por trás da origem do seu nome não faz jus ao lugar calmo e paradisíaco que ela é.

Os antigos moradores da vila de pescadores relatavam ouvir pescadores conversando e ver barcos a vela, porém quando se aproximavam nada viam além das ondas do mar, levando a acreditar que se tratava de uma praia assombrada. Os moradores assustados passaram a solicitar a presença de padres para benzer e rezar a praia. Devido a grande frequência de padres na praia, ela foi batizada de Praia dos Padres.

Tesouro dos Holandeses

Segundo a história, naufragou um navio holandês na costa de Meaípe que na época era habitada por índios Goitacás. Alguns náufragos deram na praia e foram recebidos como enviados dos deuses indígenas, devido sua aparência caucasiana. Os holandeses trouxeram consigo um baú cheio de moedas de ouro e como não havia o que fazer com tanta riqueza em uma terra selvagem resolveram escondê-lo, enterrando-o em algum lugar na região. Até hoje alguns se aventuram em procurar este tesouro.

Sereia de Meaípe

Esta lenda tem ligação com a do Tesouro dos Holandeses. Segundo a lenda, naufragou na costa do Espírito Santo um navio holandês e só alguns tripulantes se salvaram por terem ficado presos aos destroços e foram levados pela ondas até Meaípe , que era habitadas por índios Goitacás. Encantados com o aspecto físico dos holandeses, os índios acharam que eles haviam sido jogados pelos Deuses do Oceano. Ofereceram-lhe frutos e mel, deram-lhes redes para repousar à sombra das árvores tintureiras. Os náufragos assimilaram aos poucos os costumes indígenas e acabaram se casando com as filhas dos caciques, isso explica alguns traços europeus na população local. Conta a lenda que porém, um deles, antes do casamento, saiu admirando a beleza da paisagem e perdeu-se.

Caiu a noite e o holandês, cheio de temor, procurava resistir ao sono. De repente foi surpreendido pela visão de uma formosa mulher, que emergia das ondas, envolta em sedosa cabeleira. Vencida a emoção o jovem a convidou para sentar na areia ao seu lado,mas em evoluções graciosas, ela se aproximava e se afastava. Ora estendia-lhe os braços, ora mergulhava, para aparecer mais atraente e bela.

O jovem caiu no sono e ao amanhecer o dia despertou embalado pela recordação do que se passara. A seguir fez um palhoça para ficar ali até decifrar o enigma da visão noturna. Ansioso aguardou aguardou o cair da noite e o despontar das estrelas. A procura da sereia, o jovem vislumbra duas tochas misteriosas e sente-se arrastar para as franjas da praia. Enfeitiçado pelo magnetismo daqueles olhos, a Mãe D’Água enroscava a seu corpo jovem para devorá-lo, porém não podia porque estava preso à melodia da voz e à beleza da sereia.

Em vingança, a sereia arrasta o rapaz até o lago, que se localiza atrás da Capela de Sant’Ana, invoca Tupã, que o transforma em pedra.

Desde esta noite, ao anoitecer, a Sereia de Meaípe vem cantar a melodia da saudade sobre o monumento do seu amor.

WJ Sales
WJ Sales
Especialista em desenvolvimento de sites, lojas virtuais e sistemas. Faço parte da equipe que compõe a empresa Sales Publicidade. Atuamos em diversas áreas destinada ao Marketing. Faço publicações de artigos em blogs e nas redes sociais.
English EN Portuguese PT Spanish ES